Rocambole Salgado

Ingredientes:

  • 01 tablete de fermento tipo Fleischmann;
  • 01 copo de leite morno (não muito cheio);
  • 01 copo de óleo;
  • 1/2 colher (sopa) de sal para a massa;
  • farinha de trigo (2 ou 3 xícaras);
  • sal, azeite e orégano a gosto para o recheio.

Recheio:

  • 03 tomates cortados em rodelas;
  • 01 cebola grande em rodelas;
  • 150 gramas de queijo em fatias;
  • 150 gramas de presunto em fatias.

Modo de Fazer o Rocambole Salgado:

Preparo da Massa: Dissolver o fermento no leite morno em uma tigela. Acrescentar o óleo e o sal e misturar bem. Colocar a farinha de trigo aos poucos mexendo bem até ficar uma massa homogênea. (Não colocar muito trigo para que a massa não fique muito pesada, fique mais para oleosa). Deixar a massa descansando para crescer.

Preparo do recheio: com os 3 tomates e a cebola já cortados, temperá-los com sal, azeite e orégano ao seu gosto.

Em uma superfície plana, abrir metade da massa e colocar o recheio. Enrolar em formato de rocambole juntando o queijo e o presunto em fatias ou a linguiça, fechando as pontas. Coloque em uma assadeira. Fazer o mermo com a outra metade da massa e colocá-la na assadeira.

Pincelar os dois rocamboles com a gema de 1 ovo e colocar no forno baixo (180 graus) por 40 minutos ou até perceber que já está no ponto.

Bojoca

Sou Carlos, apelido Bojoca, formado em Administração, aposentado, idade acima de 70 anos. Trabalhei em várias empresas por 50 anos em diversas atividades. Acompanho e me interesso pela evolução da informática desde 1970 e sempre nela vi a possibilidade de crescimento e aprimoramento da sociedade em todos os campos. Vi o nascimento dos processadores de texto e dos Microcomputadores caseiros. Hoje vejo a implantação da Inteligência Artificial, palavra chave que li a respeito em 1982. É com satisfação que tento participar desta evolução através da elaboração deste Blog. O contato com a juventude que hoje em dia se debruça nos celulares e notebooks nos faz ver que o mundo está mudando rapidamente e que devemos nos adaptar às mudanças diariamente. As mudanças são notórias: Bancos se tornando digitais e sem agências; atividades de trabalhos home office; compras de mercadorias por internet; postos de gasolina tendendo a desaparecer com o surgimento de veículos elétricos; prédios de moradias com metragens reduzidas para 20 metros quadrados; garagens destes prédios deixando de existir para dar oportunidade aos 99 e Uber da vida; mobilidade das pessoas nas cidades por patinetes elétricas, enfim, um mundo completamente e maravilhosamente mutável. Por isto eu digo que, realmente, quem não se atualizar e adaptar à esta vida moderna, ficará atrasado e deslocado.

Deixe um comentário