Bolo de Frutas Natalino (Tipo Panettone)

Panetone com Frutas Cristalizadas

Receita para duas formas grandes

Ingredientes:

400 gramas de margarina ou manteiga

400 gramas de farinha de trigo

400 gramas de açúcar

4 ovos

200 gramas de frutas cristalizadas ou nozes

100 gramas de uva passa

1 xícara (chá) de vinho branco ou licor

2 colheres (sopa) de casca de limão ou de laranja ralada

2 colheres (café) de fermento em pó

Modo de preparar:

Deixe as frutas de molho no vinho ou no licor.

Bata a manteiga com açúcar até formar um creme homogêneo. Adicione alternadamente, os ovos inteiros e a farinha de trigo e bata bem. Escorra as frutas e passe-as por farinha de trigo. Adicione-as à massa e mexa levemente. Por último misture a casca de laranja e o fermento em pó.

Coloque a massa na forma para pão caseiro tipo NIGRO, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno moderado durante 45 minutos. Espete o bolo com palito; se sair seco estará pronto.

Observação: as frutas devem ser enfarinhadas para que não se depositem no fundo do bolo.

Bojoca

Sou Carlos, apelido Bojoca, formado em Administração, aposentado, idade acima de 70 anos. Trabalhei em várias empresas por 50 anos em diversas atividades. Acompanho e me interesso pela evolução da informática desde 1970 e sempre nela vi a possibilidade de crescimento e aprimoramento da sociedade em todos os campos. Vi o nascimento dos processadores de texto e dos Microcomputadores caseiros. Hoje vejo a implantação da Inteligência Artificial, palavra chave que li a respeito em 1982. É com satisfação que tento participar desta evolução através da elaboração deste Blog. O contato com a juventude que hoje em dia se debruça nos celulares e notebooks nos faz ver que o mundo está mudando rapidamente e que devemos nos adaptar às mudanças diariamente. As mudanças são notórias: Bancos se tornando digitais e sem agências; atividades de trabalhos home office; compras de mercadorias por internet; postos de gasolina tendendo a desaparecer com o surgimento de veículos elétricos; prédios de moradias com metragens reduzidas para 20 metros quadrados; garagens destes prédios deixando de existir para dar oportunidade aos 99 e Uber da vida; mobilidade das pessoas nas cidades por patinetes elétricas, enfim, um mundo completamente e maravilhosamente mutável. Por isto eu digo que, realmente, quem não se atualizar e adaptar à esta vida moderna, ficará atrasado e deslocado.

Deixe um comentário